segunda-feira, 28 de julho de 2008

REPENSANDO TUDO DE NOVO! OUTRA VEZ!


Sempre fui muito teimosa.
Sempre fui muito orgulhosa.
Profissionalmente, talvez até mais.
Conforme fui amadurecendo, percebi que, conforme é esperado de um ser humano, refletir sobre as nossas ações já efetuadas, nos auxilia a refletir sobre aquelas que ainda estão por vir. Em suma: procurar não cometer os mesmos erros!
Agora percebo que, refletir é uma coisa, repensar é outra.
Refletir envolve remoer e reviver as emoções vividas em determinado momento, investigar as reações dos atos já acontecidos ou não e até mesmo procurar prevê-los.
Já para repensar, preciso, obrigatoriamente, destruir algo anteriormente já pensado e reconstruí-lo. Significa matar uma idéia inicial; viver o luto da frustração de percebê-la errada, ou equivocada, ou inadequada para o momento; enterrá-la e, enfim, o passo mais difícil: substituí-la!
Esta idéia, a de repensar, implica em mudanças. Refletir, não.
Muitas vezes, ao refletir percebemos que é necessário repensar, re-planejar. Outras, somente precisamos fazer reparos ou adaptações. E, em muitos casos, chega-se à conclusão de que nada precisa mudar.
Hoje em dia, apesar de certa maturidade pessoal e profissional, ainda é difícil assumir, para mim, que se faz necessário repensar determinado projeto ou atividade.
Viver esta frustração é parte da vida, mas nunca ninguém disse que é fácil passar por ela.
Uma idéia é como um filho. Nasceu de você. Descartá-la pode ser duro.
Mas, agora, depois de ter vivido alguns momentos como este, fico feliz por saber que sou mais capaz de passar por isso com mais naturalidade.
É até motivo de orgulho quando percebemos que somos capazes de detectar possíveis erros e de encará-los com tranqüilidade. Isso faz um bom profissional de Educação.
Educar implica em ensinar a sobrepujar os próprios erros. Como transmitir tal conteúdo, se não sou capaz de enfrentar os meus?
Repensar o Projeto Eletricidade, refletir e transforma-lo em uma seqüência de atividades foi essencial, este ano.
Meu olhar está mais aguçado, e as atividades focaram-se no conteúdo oculto nas questões das crianças: a transformação e a ação do Homem, principalmente, delas, crianças.
Ainda estou refletindo muito sobre o papel de Estudos Sociais e Ciências em meu trabalho e no da escola. Não tenho muitas respostas a dar, ainda. Mas tenho muitas perguntas a oferecer.
Aceita uma?
Denise Pinhas Pereira

Nenhum comentário: